Estamos vivendo atualmente o momento em
que estão ocorrendo profundas transformações tanto da técnica, quanto do humano.
As informações recebidas são tantas que o ser humano não consegue apreender
tudo que lhe é passado e nem guardar todo conhecimento elaborado gerando
insegurança, medo, ruptura no saber, abertura constante para novas
aprendizagens.
Exige-se que todos, sem exceção, dominem
as tecnologias que surgem, que encontra-se em constante evolução, em detrimento
do apreender humano, que necessita de um espaço de tempo para absorver toda a
informação que chega a todo
instante, trazendo consigo um novo conhecimento,
que exige um novo olhar e uma nova postura.
Segundo Simondon, ao criar objetos técnicos com meros fins utilitários e de consumo, os objetos técnicos não evoluem necessariamente. Para esse autor, a evolução acontece quando ocorre uma mudança substancial que passa gerar um aperfeiçoamento do objeto técnico, pensando na totalidade que engloba o homem, o objeto técnico e o mundo em geral.
Segundo Simondon, ao criar objetos técnicos com meros fins utilitários e de consumo, os objetos técnicos não evoluem necessariamente. Para esse autor, a evolução acontece quando ocorre uma mudança substancial que passa gerar um aperfeiçoamento do objeto técnico, pensando na totalidade que engloba o homem, o objeto técnico e o mundo em geral.
Este novo caminhar, nos mostra que o mundo
globalizado é intensamente tecnificado e por isso, surge uma competição quase
selvagem entre os indivíduos devido à demanda cada vez maior, por pessoas que
tenham qualificação cultural e com escolaridade formal. As habilidades
estabelecidas são cada vez mais exigidas, uma vez que o desenvolvimento a que
se chegou não aceita o trabalhador que não tenha qualificação.
Assim, partindo da premissa das
transformações provocadas pelas novas tecnologias digitais aplicadas na
educação no inicio terceiro milênio como recurso pedagógico, os desafios na
apropriação do conhecimento, o que nos traz as redefinições do papel dos
professores nesse novo contexto, bem como uma nova forma de construir
conhecimento.
A sociedade atual advém da revolução
tecnológica e seu desenvolvimento na produção e na área da informação, gerando
predicados passíveis de assegurar à educação uma autonomia ainda inalcançada.
Isto se dá à medida que o desenvolvimento das competências cognitivas e
culturais determinadas para o pleno desenvolvimento humano passa a se ajustar
com o que se espera no âmbito da produção.
Consideramos que as transformações
provocadas pelo uso do computador como ferramenta para o ensino é um recurso
pedagógico muito importante que coloca desafios na apropriação do conhecimento
e redefinições do papel dos professores nesse novo contexto.
É impossível não aceitar a importância das
constantes transformações pelas quais o mundo vem passando. Sentimos a
necessidade de nos adaptarmos a essas inovações, tentando compreendê-las,
incorporá-las, socializando experiências e introduzindo essas transformações de
modo a contribuir na melhoria da qualidade dos processos de ensino aprendizagem
e práticas docentes.
Observamos que um novo modelo pedagógico,
portanto, apareceria com a ocorrência dessas transformações pelo qual o
discente estaria desenvolvendo suas capacidades as quais anteriormente era
posta de lado pelo método tradicional de ensino, sem recursos de aprendizagem
que realmente contribuísse no desenvolvimento de autonomia dos alunos, sendo
que o avanço de capacidade de raciocínio e criatividade provavelmente seria
mais forte por meio da intensidade das possibilidades oferecidas pelos recursos
tecnológicos.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/30114/o-uso-da-tecnologia-como-ferramenta-no-processo-ensino-aprendizagem#ixzz3IK74gntp, acesso em 06/11/14.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/30114/o-uso-da-tecnologia-como-ferramenta-no-processo-ensino-aprendizagem#ixzz3IK74gntp, acesso em 06/11/14.
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