domingo, 30 de novembro de 2014

A educação a distância (EAD), no seu formato inicial, existe há mais de um  século; porém, somente nas últimas décadas assumiu status que a coloca no cume das  atenções pedagógicas. Ela foi alavancada a partir das décadas de 1960 e 1970, quando o uso da tecnologia na educação foi gradativamente aumentando, passando a articular, integradamente, o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videodisco, o computador, e mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens e alguns caminhos alternativos de aprendizagem, como hipertextos, diferentes linguagens, instrumentos de fixação de aprendizagens com 
programas tutoriais informatizados etc.

Com o uso de computadores e da internet no início da década de 1990, a EAD foi evoluindo de acordo com essas tecnologias disponíveis, as quais influenciaram o ambiente educativo, sendo importantes para o desenvolvimento da qualidade do ensino no Brasil. Por esse motivo, o objetivo da EAD, enquanto ferramenta e objeto de aprendizagem, também esbarra na formação de alunos e professores. A sociedade em geral se beneficia dos progressos da tecnologia quando, por  exemplo, as pessoas assistem a um programa televisivo, pagam uma conta, realizam compras no mercado, viajam de avião, usam computadores para aprender e fazer pesquisas, entre outros. De fato, essas tecnologias fazem parte do cotidiano e além de serem veículos da informação, possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana, com múltiplos reflexos, particularmente na cognição e na atuação humana sobre o meio e sobre si mesmo.

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